Ana Catarina Pereira é docente na Universidade da Beira Interior e doutorada em Ciências da Comunicação, na vertente Cinema e Multimedia, pela mesma universidade.

Investigadora do centro LabCom.IFP, trabalhou vários anos como jornalista, sobretudo nas áreas de cultura e sociedade, colaborando com as publicações Notícias Sábado e Notícias Magazine (Diário de Notícias), jornal I, revistas Focus, entre outras.

Foi co-fundadora e directora da revista online Magnética Magazine. É co-organizadora da obra “Geração Invisível: Os novos cineastas portugueses” (2013), autora do “Estudo do tecido operário têxtil da Cova da Beira” (2007) e do livro “A mulher-cineasta: Da arte pela arte a uma estética da diferenciação”.

É também autora de diversos artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. Já deu diversas conferências, acções de formação, workshops e masterclasses em Brasil, Espanha, Inglaterra e Suécia, entre outros países.

Os seus interesses de investigação incidem em estudos feministas fílmicos, filosofia do cinema, cinema português, programação e gestão cultural.